Biografia

BIOGRAFIA DA DUPLA 
CAJU E CASTANHA   

PRIMEIRA FORMAÇÃO DA DUPLA E 
SEGUNDA FORMAÇÃO DA DUPLA 

Caju & Castanha é uma dupla brasileira de embolada, formada por irmãos naturais de Recife, estado de Pernambuco.
Irmãos, Castanha, José Roberto da Silva, nasceu a 05/04/1967, e Caju, José Albertino da Silva, a 15/04/1962, ambos em São Lourenço da Mata: começaram ainda na infância, quando apresentavam-se em feiras e praças de Jaboatão dos Guararapes, tocando pandeiros feitos com lata de marmelada.

O nome da dupla foi dado pelo então prefeito da cidade. Em 1979, fazem participação do documentário Nordeste: Cordel, Repente, Canção, da cineasta Tãnia Quaresma, do qual também fazem parte da trilha sonora.

No começo da década de 80, os irmãos mudam-se para São Paulo, onde inicialmente se apresentavam em ônibus. Das ruas do Recife, a dupla saiu para a apresentação de shows e gravação de discos.

Em 1981, gravam o primeiro disco: Embolando na Embolada, com participações especiais de Zé Ramalho e Elba Ramalho. Na década de 80, convidados a se apresentarem no programa Som do Brasil, permaneceram apresentando por nove anos, ao lado de Rolando Boldrin e Lima Duarte.

No ano de 1993, a dupla passou a ser conhecida nacionalmente através da canção “Ladrão Besta e o Sabido”.

Em 1997, a história da dupla foi contada no documentário Som da Rua - hospedagem Caju e Castanha, uma co-produção da TVE Brasil. Com o ator Jackson Antunes, participaram, também neste ano, da peça “Memórias de Embornal”, Teatro Vanucci, Rio de Janeiro.

Em 2001, José Albertino da Silva faleceu, devido a um câncer no cérebro. Seu último show havia ocorrido em 2000, na edição do Festival Abril Pro Rock. Em seu lugar, entrou seu sobrinho Ricardo Alves da Silva.

No ano de 2002, a dupla estrelou o curta-metragem Castanha e Caju Contra o Encouraçado Titanic, dirigido por Walter Salles, que concorreu ao Cannes daquele ano. - Discografia 1981 - Embolando na Embolada 1983 - Nossa Vida, Nossa História 1983 - Caju e Castanha Ao Vivo 1984 - Álbum de Família 1985 - Sensação Estranha 1987 - Na Pancada do Ganzá 1988 - Na Batida do Pandeiro 1989 - Roda, Rodete, Rodeão 1990 - No Meio da Multidão 1993 - Solidão de um Caminhoneiro 1994 - Brasil Tributo 1995 - Caju e Castanha Ao Vivo 2000 - Vindo Lá da Lagoa - Trama 2002 - Andando de Coletivo - Trama 2003 - Professor de Embolada - Trama 2004 - Recado a São Paulo - Trama 2005 - Embolando no Futebol - Trama - Videografia 2000 - DVD Programa Ensaio 2000 2005 - DVD Caju e Castanha Ao Vivo no Centro de Tradições Nordestinas .

Fontes: (JS) Jaime Solução Produtor Artístico da Dupla Caju e Castanha.

CAJU & CASTANHA
www.cajuecastanhashow.blogspot.com

Os Emboladores do Brasil!
Os inovadores da Embolada!

As apresentações de CAJU E CASTANHA são sempre únicas, surpreendentes!

Há trinta e seis anos, CAJU E CASTANHA estão na estrada, nas praças, nos palcos do Brasil e do mundo fazendo a autêntica cultura popular nordestina e brasileira.

Ecléticos, contagiam qualquer tipo de público, seja nas praças do Recife, Rio, ou São Paulo. No palco do Rock in Rio, no São João de Caruaru ou nos Festivais de Montreux e Cannes, na França.

CAJU E CASTANHA iniciaram carreira, quando ainda meninos, frequentavam feiras e praças de Recife fazendo “embolada”, cantando “coco” e “ciranda”. Batendo pandeiros feitos de lata de marmelada e, correndo o pandeiro bandeja para arrecadar alguns trocados.
Tornaram-se arrimos de família aos nove e cinco anos de idade, com a mãe Dona Amélia Felicidade da Silva e mais os irmãos Luiza, Irene e Bartolomeu.

Em 1975 lançaram o primeiro disco, pela EMI, com as participações de “ELBA e ZÉ RAMALHO”. Desde então já são 19 CDs e 2 DVDS, sendo um do programa ENSAIO da TV CULTURA e outro pela TRAMA.

Para muitos de seus admiradores, CAJU E CASTANHA são os inovadores da embolada por serem abertos a cooprodução e a participações especiais com artistas de todas as vertentes da música.

“Embolam” com forró, cordel, coco e ciranda. E também com a mpb, o rock e o popular brega, sem deixar de lado a música eletrônica e o hip hop. Alguns “rappers” costumam brincar que, a embolada é o pai do rap.

CAJU E CASTANHA no cinema:
-Repente, Cordel e Canção. Direção de TÂNIA QUARESMA
-Caju e Castanha contra o Encouraçado Titanic. Direção de WALTER SALLES e DANIELA THOMAZ.
-Versificando – Direção de PEDRO CALDAS – 2009.

Na televisão tiveram destacada participação no SOM BRASIL da REDE GLOBO, durante nove anos, com LIMA DUARTE e ROLANDO BOLDRIM na apresentação.

Fazem sucesso nos programas de televisão dirigidos a segmentos muito diferentes, dos populares, FAUSTÃO ou GUGU, passando por programas esportivos, como o GLOBO ESPORTE e, atingindo também, aqueles programas dirigidos a públicos mais bem informados ou jovens como, a MTV, MULTISHOW ou TV CULTURA.

COOPRODUÇÃO:
jaimesolucao@hotmail.com
Fone: (11) 957134159 ou (11) 95787-7355

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos amigos (as).
Obrigado por visitar nosso blog!

Deixe seus comentários ou contatos pra nós!
FICAREMOS SATISFEITOS EM RESPONDE-LOS!

OBRIGADO À TODOS!
Abraços de Cajú & Castanha...